Os 10 alimentos mais contaminados por agrotóxicos

quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Você tem idéia da quantidade de veneno que ingere diariamente através dos alimentos? 




O uso de agrotóxicos na produção agrícola e a contaminação dos alimentos por estes elementos tóxicos têm sido preocupação no âmbito de saúde pública.Segundo a própria Anvisa, os agrotóxicos “são ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer”. 

Entre as amostragens analisadas, os alimentos que foram contaminados com uma frequência maior foram: 

1o - pimentão (80,0%) 
2o - uva (56,40%) 
3o - pepino (54,80%) 
4o - morango (50,80%) 
5o - couve (44,20%) 
6o - abacaxi (44,10%) 
7o - mamão (38,80%) 
8o - alface (38,40%)  
9o - tomate (32,60%)  
10o - beterraba (32,00%)

Esses alimentos estão presentes no prato de todo brasileiro e, geralmente, são consumidos com o objetivo de ganhar saúde. 
Para se evitar a contaminação por agrotóxicos, o ideal é consumir produtos orgânicos. Mas nem sempre é possível, pois tais alimentos são caros e dificilmente encontrados nas grandes cidades. Por isso é aconselhável sempre tomar muito cuidado com os produtos, antes de comprá-los, e sempre lavar os alimentos antes de consumi-los.

2 comentários:

Ler e Amar Says:
7 de outubro de 2011 às 05:56

Ontem fui obrigada a rir com o Davi... Encontrei uma minhoquinha verde, ou sei lá como chama, no alface... Aí falei: "Deve ser porque não tem agrotóxico, que bom!!! Antes minhoca que veneno" hahahaha... Lá em Armazém as verduras são de produtores locais sabe??? Acho que têm menos venenos mesmo...
Beijãooo my friend
Ganhasse na dica, vou ler O Tempo Entre Costuras... Olha o post de ontem que vais gostar!!!

Anônimo Says:
7 de outubro de 2011 às 14:30

Gustavo, que dica nosgusta está nos passando. Isso é muito sério Vou coloca´-la no edital da AAPEC para que tomem consciência.Melhor não consumir tais alimentos do que correr os riscos que eles trazem.Isso é serviço de utilidade pública, obrigada.Teté

Postar um comentário