Por: Zilah Rodrigues
Uma nova moda que parece tomar conta da publicidade mundial é a “reciclagem” de campanhas e peças publicitárias. A Nike já o fez a nível mundial e aqui no Brasil, podemos conferir o Banco Itaú também entrando na onda deste tipo de ação.
A Nike compilou dezenas de anúncios antigos, o que resultou em um novo comercial:
O Itaú seguiu a mesma linha, como podem conferir no vídeo abaixo:
Parecer verde a todo custo
A “reciclagem” de peças publicitárias não passa de mais uma jogada das empresas a fim de parecer sustentável a todo custo. Ao agir desta forma, as empresas podem enganar alguns consumidores desavisados mas, existe um grande público que está bem atento ao que não passa de um *greenwash escancarado.
O termo Sustentabilidade é altamente difundido atualmente, se deriva de outro termo também bastante conhecido, “desenvolvimento sustentável” e foi adaptado pela Agenda 21 – Programa das Nações Unidas, durante a Eco 92, no Rio de Janeiro. E por que não dizer que os dois termos possuem o mesmo significado?
Enquanto o desenvolvimento sustentável está reservado a atividades de desenvolvimento propriamente ditas, sustentabilidade diz respeito a um conjunto de ações humanas no que se diz ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito, e que se resume em utilizar recursos de forma a não comprometer seu aproveitamento futuro em outras gerações.
Uma grande empresa, do porte da Nike, pode até economizar dinheiro, tempo, energia de computadores, câmeras de filmagem, etc. Mas, isso é ínfimo perto do que uma empresa economizaria se adotasse práticas sustentáveis no dia a dia e principalmente, na sua linha de produção, utilizando matéria prima produzida de forma sustentável, mão de obra valorizada e dando destinação correta aos resíduos tóxicos.
Tudo isso contribuiria não só para a sustentabilidade mas, também para o desenvolvimento sustentável de boa parte dos países nos quais as grandes fábricas destas empresas estão instaladas.
E fica a pergunta: O que é ser sustentável para uma empresa nos dias de hoje? É fazer propaganda? Certamente, não.
“Vemos tentativas precárias de colocar a questão da sustentabilidade em um patamar em que nunca esteve: o de ferramenta publicitária; ou seja, de vendas.” – Nuts Ideias
*Greenwash é quando uma empresa utiliza de ferramentas da comunicação para defender a ideia de que é eco-friendly e sustentável, muitas vezes sem demonstrar algum tipo de ação efetiva em defesa da sociedade, da economia e do meio ambiente.
Zilah Rodrigues ( @Ziilah )
Publicitária e assessora de projetos no 3º setor.
2 comentários:
16 de outubro de 2011 às 07:38
Nosgusta ,essa falsa sustentabiliodade, também concordo - é apenas um meio d economia para a quem utiliza o aproveitamento das imagens ultrapassadas Além de não convencer pel falta de unidade nos códigos .Vozuca
17 de outubro de 2011 às 12:01
É o consumismo querendo se mascarar, e ainda usando um conceito tão bacana como a sustentabilidade, que nada tem a ver com isso...
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