Acolhida na Colônia

sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Mude um pouco 
a sua rotina.
 Nos roteiros da Acolhida
 na Colônia você será 
hospedado por
 famílias de
 agricultores 
orgânicos e 
vai se sentir
 em casa!



Silêncio e tranqüilidade… comida feita no fogão a lenha, sobremesas, cucas, pães, bolos, doces, roscas, geléias, nata, melado... café colonial quase todo orgânico… passeios sem pressa, banhos de cachoeira, o frescor e aroma da Mata Atlântica. Conheça os refúgios naturais nas terras dos agricultores ecológicos, uma experiência única.



A Associação Acolhida na Colônia tem a proposta de valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico. Seguindo essa proposta, os agricultores familiares de Santa Catarina abriram suas casas para o convívio do seu dia-a-dia. O objetivo é compartilhar o saber fazer, suas histórias e cultura, as paisagens. hospedagens simples e aconchegantes com direito a conversas na beira do fogão a lenha, a tradicional fartura das mesas e passeios pelo campo.

 Se você gosta de marcenaria a dica e se hospedar com os Schiller. O Sr. Alfredo é um artesão simpático e talentoso, as máquinas vem na família há muitos anos e são movidas pela roda d’água. Pegar ovos no galinheiro, beber leite aos pés da vaca, brincar com filhotinhos, andar a cavalo, as crianças se divertem o dia todo. Para respirar ar puro ou transpirar, dentro da mata, em campos ou montanhas. Os guias sabem o nome das árvores e onde estão as cachoeiras. Depois disso tudo, saboreie os cafés coloniais Alemães, gastronomia italiana e vinhos.

Cientes de suas responsabilidades para com a natureza, praticam e promovem a agricultura orgânica como base de seu trabalho, garantindo com isso, uma alimentação saudável para as famílias e para os visitantes.

A proposta da Acolhida
A Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia foi inspirada na rede de agroturismo Accueil Paysan, que existe na França desde os anos 80. No Brasil, a experiência piloto iniciou-se no território das Encostas da Serra Geral, localizado entre o litoral e o planalto de Santa Catarina.
 Sua história como promotora de qualidade de vida e alternativa de renda no meio rural é marcada por diversos prêmios, dentre eles: Destaque do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2002), Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM/ONU – 2005), Destaque em Turismo Rural IPEQ (2006) e Projeto Generosidade da Editora Globo (2008).
Em 2007, a Acolhida na Colônia foi destacada como destino  referência em turismo rural, de acordo com o Plano Nacional de Turismo 2007/2010: uma viagem de inclusão.

Atualmente, a entidade atua em cerca de 30 municípios catarinenses, envolvendo aproximadamente 180 propriedades rurais familiares, numa rede de desenvolvimento comunitário, solidário e sustentável.



 A associação está pautada nos seguintes princípios:
» o agroturismo é parte integrante do estabelecimento rural e se constitui num fator de desenvolvimento local;
» os agricultores desejam compartilhar com os turistas o ambiente onde vivem, sendo que a recepção e convívio dos mesmos deve ocorrer num clima de troca de experiência e respeito mútuo;
» o agroturismo deve praticar preços acessíveis;
» os serviços agroturísticos são planejados e organizados pelos agricultores familiares, que garantem  a qualidade dos produtos e serviços que oferecem.

1 comentários:

Ler e Amar Says:
25 de setembro de 2011 às 08:52

Muitoooo legal, quero ir... Ainda mais que eu e o Davi amamos a Serra!!!

Postar um comentário