Wind and Water Café - VIETNÃ

quarta-feira, 7 de setembro de 2011


Um projeto de arquitetura inovador, inteligente e ecológico no Vietnã apresenta-se como alternativa para os tempos atuais. 

A inundação é freqüentemente algo que ocorre em muitas regiões do Vietnã, especialmente na região do Delta do Mekong. A demanda de evacuação dos moradores das áreas atingidas pelas cheias é consideravelmente alta. Portanto, a idéia de um modelo de projeto arquitetônico feito com materiais de baixo custo, de construção rápida e exploração de mão-de-obra local vêem com o propósito de ajudar os residentes nas áreas atingidas pelas cheias.
Um projeto inovador é o Wind and Water Café que foi premiado com a medalha de ouro no Concurso Arch Ásia e o prêmio no Concurso Internacional de bambu. O bar ENE está localizado no centro de Thu Dau Mot, Binh Duong na região sul do Vietnã. O WNW BAR é uma construção de 5.000 m2 com um arco estrutural de bambu com 10m de altura, medindo 15m de comprimento e coberto com folhas de árvores da região. O canteiro de obras está localizado no lago artificial, usando a energia eólica juntamente com a água fria do lago para fazer a ventilação natural do ar. No topo do telhado, há um buraco com diâmetro de 1,5 m tendo a função de entrada de ar. Além de ventilação natural e sistema de refrigeração baseado em vento é criado um sistema de condicionamento de ar com baixo custo operacional e baixo gasto de energia. Enquanto no exterior a temperatura do ar do Vietnã pode ser de até 35oC, a temperatura interior permanece em torno de 25oC.

A construção de bambu é uma tecnologia inovadora por vários motivos: exige baixa tecnologia de construção, usufrui de conhecimento técnico local o que gera trabalho extra para os agricultores e contribui para o aumento de sua renda, é fácil de montar, de reutilizar, e toda a estrutura deste modelo, com exceção de sua base, é ecologicamente feita de bambu o que mantém a harmonia com a natureza circundante, e, portanto, pode ser amplamente utilizado para tantos outros projetos. 

As vantagens acima dão a este modelo a capacidade de servir duas seguintes funções: 1. Casas pré-fabricadas temporárias, salas de aula, abrigos de evacuação, residências em áreas de inundação (cheias ocorrem anualmente no Vietnã devido às características geográficas e tornam-se mais e mais graves a cada ano). 2. Fins comerciais: Café, bar, resort, etc.
Respeitando-se os padrões éticos e sociais juntamente com investimentos de baixo capital apresentam-se como uma alternativa de desenvolvimento entre as classes de baixa renda ou em situação de emergência em locais de desastres, como no caso do Vietnã. Neste estudo de caso, o WNW BAR cria um grupo de construções de bambu para o entretenimento de espaços culturais e comunhão para a comunidade. Os destaques desse projeto são: a Qualidade ecológica e de conservação de energia - uso de materiais naturais, o bambu, que é local e fácil de encontrar, e seu rápido crescimento reduz a energia de construção. Redução de resíduos de construção após o serviço de tempo. Montagem do sistema ajuda a reduzir a energia de trabalho para encurtar o tempo de construção. Este novo estilo arquitetônico está em harmonia com a área residencial circundante e se torna um foco da paisagem. 





Embora  o WNW tem uma função de um bar, ele ainda tem a sua própria singularidade e pode ser um marco do modernismo urbanístico. Representando não só, mas também, o tradicionalismo. O prédio pode trazer para fora os sentimentos de luxo, mas ainda permanece muito próximo ao ser humano.


Isso Nosgusta: é lindo, inspirador, futurístico, primitivo.

0 comentários:

Postar um comentário