Brincadeiras Criativas para seu bebê

sexta-feira, 23 de setembro de 2011


 "O encantamento é a base sobre a qual construímos o respeito por nós mesmos e pelo mundo. É esse deslumbramento que vê beleza no mundo e que nos reanima quando enfrentamos problemas e adversidades…"


O encantamento é a base da ciência, é uma emoção básica a partir da qual poderá frutificar a consciência analítica e investigativa. Por meio do encantamento, a imaginação é reavivada e podemos recriar o mundo. Como escreveu Albert Einstein: “Quando me examino e a meus métodos de pensamento, chego a conclusão de que o dom da fantasia significou mais para mim do que qualquer talento para o pensamento abstrato, positivo” …


Cesto de Tesouros 
Quantos brinquedos seu filho tem a disposição atualmente? Um monte né? Aquele bando de brinquedo de plástico, barulhento, espalhado pela casa. Eu sei como é isso, já passei por situação idêntica e todas as vezes que estudo um pouco mais sobre a pedagogia Waldorf, tenho vontade de encontrar a máquina do tempo e começar tudo de novo com meus filhos.


Seu filho não precisa de um monte de brinquedos. Ele precisa de objetos que despertem os sentidos dele. Não entre na loucura consumista com aqueles brinquedos de grife caríssimos, feitos de forma duvidosa na China, muitas vezes com material tóxico.
Conheço muitas crianças que se divertem mais com os potes e panelas da cozinha do que com os brinquedos de loja.


O conceito do cesto de tesouros foi criado pela educadora Elinor Goldshmied e é apropriado para bebês que sentam mas ainda não tem muita mobilidade.
Tenha um cesto separado para guardar os brinquedos do seu filho e outro para guardar os tesouros. O cesto manterá o bebê ocupado por longos períodos e permitirá que ele faça suas próprias descobertas. Os pais precisam aprender a não interferir no aprendizado, deixe-o com o cesto, sente-se próximo mas ocupado com suas próprias coisas, mas sempre de olho, observando o encantamento dele ao dar um novo uso para um batedor de ovos. Se ele solicitar, você participa, senão aproveite os minutos em paz e leia um livro.


Existem poucas regras para o cesto:
- Todos os objetos devem despertar os sentidos, nada de brinquedos de plástico frios e lisos e sim objetos com texturas, temperaturas e formas diferentes como: :: uma colher de sopa, :: uma pedra, :: um novelo de lã, :: uma fita, :: uma colher de pau, :: conchas grandes,. :: pedaços de tecidos com texturas diferentes, :: um pincel de barbear…
- Os objetos devem ser limpos com freqüência porque nessa fase vão imediatamente pra boca e ter um bom tamanho, não queremos ninguém engasgado. - O cesto deve ser forte, e não algo que vire facilmente, um cesto de vime de preferencia quadrado vai dar mais apoio, aqueles que se coloca pão servem muito bem. - Não coloque muitos objetos ao mesmo tempo, faça rodízios de 10 em 10, mas dê bastante tempo para seu filho descobrir o que fazer com cada um deles.


Existe um blog muito interessante Sew Liberated, escrito pela Meg, educadora Montessoriana e mãe de dois meninos, com várias dicas legais sobre filhos pequenos, aqui segue a matéria sobre o cesto de tesouros que ela fez em seu blog.
http://sewliberated.typepad.com/sew_liberated/2009/10/treasure-basket.html

2 comentários:

Anônimo Says:
24 de setembro de 2011 às 09:03

Já disse uma vez: oque mesurpreende positivamente não é o nível do comemtário de vcs, mas a escolha dos temas.Muuuito boa as dicas de brincadeiras para crianças. Vozuca

Ler e Amar Says:
25 de setembro de 2011 às 08:56

Sabia que pra mim a senhora é modelo e inspiração de educação infantil? Tenho falado sobre o método Waldorf com todo mundo... Parabéns minha amiga, pelas idéias e pela iniciativa de dividir tudo isso com a gente...
Falei pro Davi que o blog de vocês vai ser referência para muitas mães, inclusive pra mim... Eeeeeee...

Postar um comentário