Integral Bambu e a arte sustentável do Nós do Bambu

quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Para os que curtem trabalhar com o corpo e a mente de um jeito não convencional, uma nova alternativa de malhação é o Integral Bambu. Uma filosofia de vida que mescla ensinamentos da ioga com atividade física.


Movimentar o corpo em pirâmides de bambu é uma técnica já conhecida em Brasília. Em 2000, enquanto fazia exercícios em uma árvore, o idealizador do movimento, Marcelo Rio Branco, teve a ideia de montar pirâmides de bambu para praticar atividade física. Ele formou um centro de treinamento e a prática se popularizou no Distrito Federal. A Chácara Integral Bambu fica em Brasília e é o local onde os adeptos dessa prática se reúnem.

O exercício exige habilidade para pular de um bambu para outro, força e autocontrole para ficar suspenso no ar. Há técnicas de ioga e alongamento. A prática melhora a qualidade de vida, tonifica os músculos e reforça valores como harmonia, socialização e simplicidade.

Marcelo acrescenta que qualquer pessoa, desde que tenha assistência de um profissional, pode praticar o Integral Bambu. Saltos, alongamentos e suspensão, os movimentos e as acrobacias variam conforme o limite de cada um, por isso pode ser praticada por crianças, adultos e idosos. 

O Integral Bambu tem como proposta a conquista da autonomia e do autoconhecimento. Norteados por alguns princípios como sobrevivência, liberdade, evolução, criatividade, diversidade, harmonia, expressão, socialização, simplicidade, entre outros, busca-se a melhor respota para o treinamento físico, visando a longevidade funcional. 

Além de desenvolver a coordenação motora, a atividade traz os benefícios de tonificar os músculos, fortalecer a auto-estima e valorizar a criatividade e o equilíbrio.

Nós No Bambu

Corpos, bambus e movimento: assim nasce a Cia. Nós No Bambu. Seu repertório de dança acrobática sobre esculturas artesanais de bambu é mais uma faceta que se descerra do imprevisível Circo Contemporâneo. A grandeza velada desta arte peculiar se dá na adaptação constante de tato e força dos intérpretes a este material natural suscetível às variações climáticas. Oito anos de pesquisa, originada no método Integral Bambu, resultam em uma expressão artística sustentável e inovadora. 

Nós No Bambu iniciou suas atividades em 2003, como representante da vertente artística da Integral Bambu. Eles pesquisam sistematicamente sua linguagem, construindo repertório de movimentos e aprofundando expressões artísticas sendo pioneira em seu ofício. Seu trabalho inovador está contextualizado no movimento do Circo Contemporâneo.

Em 2005, apresentou sua primeira montagem, Contrastes. Até 2006, a companhia se apresentava apenas como Integral Bambu, quando adotou o nome Cia. Nós No Bambu. No mesmo ano, a qualidade de seu preparo artístico foi confirmada pelo Cirque du Soleil, que incluiu três das integrantes da companhia em seu casting. Em setembro de 2008, Nós No Bambu levou ao grande público seu projeto mais ousado, até então: Uirapuru Bambu – espetáculo performático.

O bambu, que sustenta os corpos dos acrobatas, dá origem a uma arte sustentável, por ser uma matéria-prima natural e renovável. Esta gramínea sempre desempenhou um papel importante no desenvolvimento da humanidade e, agora, impulsiona os acrobatas de Nós No Bambu a desafiar a gravidade e os limites humanos.
Assista o videoclipe do Uirapuru Bambu espetáculo performático da Cia. Nós do Bambu. Fantástico!!!



CRÉDITOS

direção geral e produção POEMA MÜHLENBERG
direção e câmera ADRIANA DE ANDRADE E FLÁVIO MACHADO
câmera adicional KRISHNA SCHMIDT
assistente PIERRE ALEXANDER

trilha sonora PEDRA BRANCA
direção e produção musical LUCIANO SALLUN
Músicos AQUILES GHIRELLI (didgeridoo) e DANIEL PUERTO RICO (pandeirão e caxixi)

edição SANTIAGO DELLAPE
edição de som SOUNDZ - Produtora de Áudio


0 comentários:

Postar um comentário