Hoje foi um dia muito especial. Tivemos um encontro na escola do meu filho mais velho para prepararmos os “The Children Root” para o bazar da festa de primavera. Como é o nosso primeiro ano numa escola Waldorf, não sabia o significado das famosas “Crianças Raízes”.
Começamos o dia mexendo em lã de carneiro e as preparando para a feltragem. Que delícia lidar com materiais naturais!
Molhávamos elas numa bacia com água quentinha e enrolávamos num ovo de galinha vazio. E assim passamos a manhã toda.... fazendo um trabalho profundamente terapêutico, trocando idéias entre as mães e produzindo algo fabuloso, que até então, desconhecia.
Dentro da metodologia Waldorf os ritmos da natureza estão profundamente ligados a pedagogia aplicada com as crianças na escola. A construção dos The Children Root significa a preparação das crianças para a chegada da primavera. Primeiramente os ovinhos são feitos fechados, como um outro ovo qualquer na natureza, e colocados pelo jardim de casa ou da escola.
Esses ovinhos estão por anunciar a vinda das criaturas que vivem no subsolo da terra assim que a nova estação chegar. É como ver uma flor emergindo do chão e dizer-lhe para esperar, até que a Mãe Terra abra a porta antes que ela possa florescer. Quando finalmente chega a primavera os ovinhos então se abrem (trabalho feito por nós) e surgem as “Crianças Raízes”. É oficialmente a primavera!
1 comentários:
20 de setembro de 2011 às 10:37
Achei lindo o contexto, a idéia, a intenção e o significado... Tudo tão singelo, tão doce... E viva a primavera!!!! Que junto com a primavera nós também possamos florescer... Beijãooo minha amiga!!!
Postar um comentário