O Palhaço

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Apesar de achar ele muito parecido em todos os seus papéis, considero-o um dos meus atores nacionais preferidos. Selton Mello vai para seu segundo trabalho como diretor, e assume ter passado por uma crise profissional e pessoal, o que teria sido um ponto de partida para a sua mais nova produção: O Palhaço - com estréia prevista para outubro nos cinemas.

“Tinha tudo para estar bem e não estava. Não me sentia feliz com aquilo tudo” .
Descreveu Selton Mello, em entrevista coletiva realizada em Paulínia, local onde está rodando o filme, orçado em R$ 5 milhões. Um sentimento pessoal de dúvida, até em relação à própria profissão, dividia o ator e diretor, enquanto atuava em Jean Charles, de Henrique Goldman.  
O filme tem como protagonista da história, o palhaço Benjamin, que usa o nome artístico de Pangaré (interpretado pelo próprio Selton). Como o ator, este palhaço tem dúvidas sobre o próprio ofício, acha que não sabe mais fazer rir. E viverá os dilemas dessa crise ao lado do pai, o palhaço Valdemar, ou Puro-Sangue (Paulo José, que pela primeira vez contracena com Selton).
O ator esclarece que, a partir de um determinado momento, o personagem ganhou vida própria, com suas próprias questões. Portanto, é um personagem “mais metafórico do que autobiográfico”. “A crise foi só um ponto de partida. Ele tem pensamentos que não são meus”, acentua.
Num certo ponto da pré-produção, Selton cogitou de não atuar, apenas dirigir. Assim sendo, convidou primeiro o ator Wagner Moura, depois Rodrigo Santoro, para o papel. Mas os dois estavam envolvidos com outros projetos, Moura em Tropa de Elite 2, e Santoro, em Heleno, sobre o jogador de futebol Heleno de Freitas. Aí Selton decidiu defender ele mesmo o papel que conhecia melhor do que ninguém, assumindo, ainda, o desafio de atuar e dirigir ao mesmo tempo - o que não foi o caso em Feliz Natal, que só dirigiu.




   

Nem por girar em torno de uma crise de identidade O Palhaço terá um tom dramático muito carregado, diferindo bastante de Feliz Natal. “Meu desejo pessoal é que seja um filme solar, legal de ver”, frisa Selton.



Indagado se agora a crise passou, Selton comenta: “Filmar é bom, porque você fica pensando em coisas mais alegres, figurinos, sapatos, atores”.










SELTON MELLO
Nasceu em 1972 em Passos, Minas Gerais. Começou sua carreira como ator ainda na infância, estreando na televisão aos 8 anos de idade. Atuou em minisséries como O Auto da Compadecida, A Invenção do Brasil, Os Maias, Os Normais e A Cura. No cinema, entre seus principais trabalhos estão os filmes Lavoura Arcaica, Lisbela e o Prisioneiro, O Cheiro do Ralo, Meu nome não é Johnny, A Mulher Invisível e Jean Charles. Conquistou inúmeros prêmios em festivais nacionais e internacionais. Em 2008, foi lançado o filme Feliz Natal, estréia de Selton na direção. No momento trabalha na divulgação de seu segundo longa metragem como diretor O Palhaço.



Sinopse
Benjamim (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José) formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Benjamim é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência. Ele vive pelas estradas na companhia da divertida trupe do Circo Esperança. Mas Benjamim acha que perdeu a graça e parte em uma aventura atrás de um sonho.










Elenco
Paulo José
Selton Mello
Larissa Manoela
Giselle Motta
Teuda Bara
Álamo Facó
Cadu Fávero
Erom Cordeiro
Hossen Minussi
Maíra Chasseraux
Thogun
Bruna Chiaradia
Renato Macedo
Tony Tonelada
Fabiana Karla
Jorge Loredo
Jackson Antunes
Moacyr Franco
Ferrugem


Produção
Bananeira Filmes
Fundada em 2000 pela produtora Vânia Catani, a Bananeira Filmes vem consolidando-se no mercado cinematográfico como uma importante produtora brasileira, tendo como característica principal o investimento em produções independentes de notória qualidade artística. Produziu os longas-metragens de estréia dos prestigiados atores Selton Mello e Matheus Nachtergaele. Após sua bem sucedida experiência no premiado Feliz Natal, a parceria com Selton Mello se repete agora em O Palhaço, seu segundo longa. A Festa da Menina Morta, dirigido por Nachtergaele, teve sua première mundial na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes e representou o cinema brasileiro no MOMA Institute de New York, em mostra organizada pelo Programa Ibermedia, entre diversas participações e premiações em importantes festivais.

Imagem Filmes
Empresa nacional, a Imagem Filmes vem se consolidando cada vez mais no mercado de entretenimento do país como uma distribuidora de filmes independentes, que oferece grande variedade e produções com qualidade, vindas dos quatro cantos do mundo - atuando nos segmentos de cinema, vídeo e televisão.
Fundada em 1998, a Imagem Filmes, lançou grandes produções, como Bruna Surfistinha, Gnomeu e Julieta, Cidade de Deus, Chicago, Kill Bill, Crash - No Limite, Abril Despedaçado, Madame Satã, Super-Herói - O Filme, Os Normais 2, Sempre ao Seu Lado, Jogos Mortais - O Final entre outros.
A empresa foi líder entre as distribuidoras independentes, nos anos de 2007 e 2008, sendo que em 2009 e em 2010, a Imagem Filmes foi a distribuidora com o maior número de títulos lançados nos cinemas brasileiros.

Trailer


Bastidores















2 comentários:

Ler e Amar Says:
19 de setembro de 2011 às 12:48

Eu adoro os trabalhos do Selton Mello... Não me canso nunca de assistir O Auto da Compadecida e ouvir o Chicó dizer: "não sei, só sei que foi assim" hehehe... Adorei o esquisito O Cheiro do Ralo e todos os outros filmes dele, tanto os mais densos quanto os mais leves... Só não assisti ainda Feliz Natal...
Achei tão legal o fato de O Palhaço tentar ser um filme "mais solar"... Adorei essa expressão "solar"...
Uma semana bem solar pra vocês!!!!!

nosgusta Says:
19 de setembro de 2011 às 15:12

Obrigada amiga!
Que a sua semana também seja bem "ensolarada". Quanto aos comentários, eu também adoro todos os filmes dele. O Cheiro do Ralo, Auto da Compadecida, Lisbela, Meu nome não é Johny, Arido Movie... aliás, no post de amanhã vou publicar um trecho do filme fazendo jus ao assunto em pauta. Vai ser no mínimo polêmico.
Beijos e uma ótima semana!

Postar um comentário